
E mais uma etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto será realizada dia 17 de Abril no Autódromo José Carlos Pace, Interlagos, para dar aos amantes da velocidade muita emoção! Como não poderia ser diferente João Ometto Neto (INEC Cardans / Feeder / Fast Mail / Molygrafit – Lubrificantes Especiais / EBONE / Fremax / ECOPADS / Alujet / RETSAM Retífica de Motores), que segue firme na terceira colocação no Campeonato, está ansioso para poder voltar a andar forte pela categoria Stock Master A.
Recém-chegado dos Estados Unidos, onde foi acompanhar a etapa de Fontana da NASCAR Sprint Cup, principal categoria de turismo americana, Ometto que é integrante da Associação Paulista de Hot Car (APHC), que administra a categoria, foi em busca novidades para implantar em sua categoria, já que os eventos americanos são referência quando o assunto é marketing esportivo, e conta como foi a viagem:
NASCAR EM FONTANA
“Saímos de Los Angeles bem cedo para uma viagem curta de carro, pouco mais de uma hora, com destino ao autódromo de Fontana, que é administrado pelo Auto Club Speedway, para assistir uma etapa da NASCAR, considerada a principal categoria norte americana, e uma das mais importantes do mundo. Quando sito importância, não estou falando de velocidade, modernidade, equilíbrio, entre outras coisas técnicas, estou falando de como o público em si é tratado.

Como somente havia assistido a NASCAR pela televisão, tinha apenas uma idéia de como aquele mar de gente chegava ao autódromo, se alimentavam, onde paravam todos os carros, como esperavam à hora da corrida, e por fim como saiam até seus carros para irem para casa. Meu intuito com essa viagem era exatamente esse, ver como público das Corridas de Automóveis nos Estados Unidos eram recebidos em cada etapa.
A etapa de Fontana foi muito importante, pois por se tratar de uma etapa não muito conhecida, deu uma boa referência de como seria em outros autódromos mais famosos, como Daytona, Talladega, Charlotte, por exemplo.
Continuando a viagem, saímos da 15 Freeway, em um pontilhão que da acesso a avenida do autódromo. Várias placas indicando em qual faixa ficar para chegar até o seu portão, como cor do portão, qual bolsão de estacionamento, setor e número de assento na arquibancada de cada um já estavam na folha que imprimimos ao comprarmos o ingresso via internet.
Chegamos facilmente até nosso estacionamento que era gigante. Caminhamos, por opção, pois tínhamos a disposição um transporte, uma espécie de trenzinho que leva até o portão de acesso. Já na entrada, basta mostrar a folha impressa na internet para que o leitor de código de barras autorize a nossa entrada.
Dentro do autódromo, com uma chuva fina, começamos a ver real dimensão e de quanta oportunidade de negócio uma corrida pode oferecer. Diversas carretas de Equipes, Montadoras, Patrocinadores, Exército, todos transformados em lojas para vender uma gama enorme de produtos com suas logomarcas estampadas. Havia lanchonetes espalhadas por toda área e banheiros disponíveis em vários pontos, banheiros de verdade, e não aquelas temíveis casinhas azuis. A chuva fina parou e depois de comer um Cachorro Quente gigante seguido por uma Coxa de Perú, escutamos as turbinas de avião acoplados em caminhonetes secando a pista, e resolvemos achar nosso lugar na arquibancada. A arquibancada, por si só já era um espetáculo! Toda marcada e numerada, setor a setor, com uma estrutura em aço com todos os degraus, para peito e corrimão em alumínio e fácil acesso.
Devidamente acomodados, esperamos a visitação da área de boxe terminar, semelhante a que é feita aqui na Stock Car Brasil, para que os carros alinhassem e começasse a corrida. Depois do show dos carros na pista fazendo uma média de 170 mph, estava na hora de conferir como o sistema de evacuação da arquibancada iria dar conta de toda aquela gente, e a arquibancada estava lotada! E surpreendentemente, pouco depois da bandeirada, 15 minutos para ser exato, não tinha praticamente ninguém nas arquibancadas, não havia tumulto e nem aglomeração na área de alimentação e muito menos nos banheiros. Foi ai que vi que a paixão do público pelo esporte é muito importante, e mais que isso, é de como ele será recebido no evento que pretende assistir, seja ele Corrida, Basquete, Vôlei, etc. O lugar tem que ter condições mínimas de conforto e segurança.
Aqui no Brasil, o único Autódromo que está perto dessa infra-estrutura padrão norte americana é a do VELOPARK. Temos público e apaixonados por Automobilismo o suficiente, o que certamente justifica as reformas necessárias nos Autódromos. Isso tudo para que os verdadeiros ASTROS do espetáculo tenham condições de ter um final de semana agradável em família assistindo esse nosso esporte que cresce a cada dia.
Hoje a Stock Paulista é uma categoria pequena, mas com potencial para ser grande, e se depender de mim, vou brigar com todas as forças para tratarmos nosso publico como ele realmente merece, como a coisa mais importante presente no autódromo em final de semana de corrida. Por fim, gostaria de agradecer a excelente companhia do Carlos “Pop” Pimentel e de sua esposa Nancy nessa viagem.”
João Ometto Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário